domingo, 23 de outubro de 2011

Estudo sobre o Halloween


Halloween – Festa das bruxas

   

O halloween, popularmente chamado dia das bruxas, e comemorada dia 31 de outubro, tem estreita ligação com o ocultismo. A sua origem (data entre o século VII a VI a.C.). Inicialmente denominada Samhain (pronunciada "sou-en"), que significa (O Senhor da morte), nome dado pela civilização Celta, que acreditava que no dia 31 de outubro (ultimo dia do ano para eles), data da comemoração da festa (sabá) de Samhain, os espíritos dos seus ancestrais sairiam dos campos gelados e dos túmulos para visitar suas casas e cabanas aquecidas. Os celtas criam que teriam de ser muito receptivos e agradáveis para com os espíritos, pois os bons espíritos supostamente protegiam suas casas contra os maus espíritos durante aqueles meses de inverno. Os espíritos que se acreditava andarem de casa em casa eram recepcionados com uma mesa farta para um banquete. No final da refeição, os habitantes da cidade fantasiados e com mascaras representando as almas dos mortos, iam, em procissão até os limites da cidade para guiar fantasmas para fora.
Os Celtas tinham medo do Samhain. Para agradar-lhe, os druidas, que eram os sacerdotes celtas, realizavam rituais macabros. Fogueiras (feitas de carvalho por acreditarem ser essa uma árvore sagrada) eram acesas e sacrifícios eram feitos em homenagem aos deuses. Criminosos, prisioneiros e animais eram queimados vivos em oferenda para tais propósitos.
Os druidas criam que essa era a noite mais propícia para fazer previsões e adivinhações sobre o futuro. Essa era a única do ano onde a ajuda do "Senhor da Morte" era invocada para tais propósitos.
Essa pratica ancestral foi sofrendo alterações como o passar do tempo. A Igreja Católica posteriormente tentou cristalizar o "Samhain", declarando o 1º de Novembro como o Dia de Todos os Santos e o 2 de Novembro com o Dia de Finados, sendo que em ambas as datas os mortos eram lembrados. A história começou em 43 d.C., os romanos dominaram os celtas e governaram sobre a Grã-bretanha por cerca de 400 anos. Assim, os conquistadores passaram a conviver com os rituais dos celtas. Durante séculos, a Igreja católica Romana celebrava "O dia de Todos os Mártires" em 13 de maio. O Papa Gregório III (papado de 731-741), porém, dedicou a Capela de São Pedro, em Roma, a "todos os Santos" no dia 1º de novembro. Assim, em 837, o Papa Gregório IV introduziu a festa de "Todos os Santos" no calendário Romano, tornando universal a sua celebração em 1º de novembro. A partir de então, deixou-se de celebrar o "Dia dos Mártires" em maio.
Na Inglaterra medieval este festival ficou conhecido como "All Hallows Day" (Dia de todos os Santos). A noite anterior ao 1º de novembro era chamada "Hallows Evening", e, posteriormente, "Hallowe'en". Fortemente defendida pelo movimento neo-pagão e, ocultistas em geral. O Samhain foi ganhando nova cara, e hoje recebe a roupagem pela bruxaria de Halloween.
Da Irlanda região para onde migrou uma parte dos Celtas na antiguidade, é que o Samhain, já modificado para Halloween, chegou a América do Norte. E hoje esta festa tornou-se popular no E.U.A, e tem sido tema de filmes de terror. No Brasil esta festa tem sido celebrada em escolas, clubes e até shopping centers. As crianças se fantasiam de fantasmas, bruxas, duendes e de outras entidades ocultistas.
O Halloween é comemora com rituais místico e ocultista. A utilização da abóbora perfurada em formato demoníaco (com vela acesa dentro), das mascaras de seres infernais, de tecidos pretos e figuras de morcego, são rituais que invocam a presença dos demônios. Os Celtas o faziam pensando que estavam invocando espíritos de mortos, quando na verdade invocavam demônios.
                        
                

Refutação:

A Bíblia que é a palavra de Deus nos diz o seguinte, a respeito desse assunto: em Dt 18:10-13 – "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti".
É preciso ensinar a verdade a cerca desta tradição ocultista e pagã para os nossos filhos, porque, cada dia mais, esta festa importada dos E.U.A. para o Brasil, tem ganhado espaço nas escolas seculares de todo o país.

Nenhum comentário: