sábado, 22 de setembro de 2012

A Conduta Moral e Ética



Estudo Bíblico

A Consciência Moral e Ética
"O Clamor pela Justiça"

Texto:
Isaías 5:1 - 30.

    Introdução:

     O texto registrado no capítulo quinto do livro profético do profeta Isaías, retrata na figura retórica de parábola, a nação Israelita como uma vinha, de propriedade particular do Deus Jeová. O primeiro versículo deste capítulo relata que a vinha foi plantada num lugar fertilíssimo e as mudas plantadas foram as melhores escolhidas dentre tantas, porque o agricultor esperava colher uvas boas; mas, o inverso aconteceu, as uvas produzidas eram bravas.
    Nos versículos seguintes até o sétimo, Deus faz uma declaração: o que poderia ser feito além do que já havido sido, para que a vinha desses bons frutos, tendo em vista, que ela foi plantada numa terra muito fértil e as mudas foram escolhidas as melhores, então o que poderia ser feito, além disso?
Esta linguagem ilustrativa em forma de metáfora, diz-se sobre o comportamento de Israel comparado aos frutos produzidos por uma vinha, em que houve um investimento e um cuido especial com o objetivo de que viessem a produzir frutos bons, de excelente qualidade. Deus através do profeta Isaias, retratou as atitudes de Israel comparando-a a um vinhedo em que seus frutos estavam impróprios ao consumo, reprovados; e que portando, havia perdido sua razão de existir. Agora seria devastada e transformada em pastos, e posteriormente em desertos, em cujo solo passaria a produzir espinhos e abrolhos; Tornar-se-ia uma terra seca, sem sebe "cerca", proteção.
    Mais adiante, nos versículos seguintes, toda esta ilustração vai se tornando mais clara. Uma série de regras vai sendo esboçadas, trazendo as claras o que o termo "frutos bravos" traduzia os atos e comportamentos de Israel, que de forma tão enfática foram reprovados por Deus.
    Na sequência, temos a descrição de um código de conduta moral e ética precedidos pelos termos "ai" que foram usados por Deus, ou melhor, que foram criados por Ele, e usados para julgar os atos da casa de Israel. Ei-los a seguir.

1 – A desigualdade Econômica Social: (Is 5: 8 - 10).
      
     Nos versículos 8 a 10, Deus relata que existiam entre o povo, homens gananciosos que queriam dominar a terra possuindo grandes latifúndios e exuberantes mansões, sem se importar nem um pouco com os menos favorecidos. Estes homens buscavam enriquecer-se sempre mais, em contraparte, ao crescimento cada vez maior, da pobreza de quem já não tinha quase nada.
    Esta desigualdade incomodava muito a Deus; porque a equidade sócio econômica estabelecida por Ele desde o Jubileu, que acontecia a cada 50 anos. Não estava sendo praticada, vivenciada nas relações sociais entre o povo Israelita. No versículo 7, Deus declara que desejou que o povo exercessem juízo, mas ao contrário exerceram quebrantamento da lei, e a justiça, que ao contrário exerceram o clamor.
    As lamentações dos que eram injustiçados por força dos poderosos, moveu a mão de Deus contra os tais; então Deus diz que transformaria o cenário real, em que as grandes mansões ficariam desertas, a terra perderia sua produtividade, a ponto de que dez jeiras (40.000 mil metros quadrados) que normalmente produzia 500 batos (15.000 litros) de vinho, passariam a produzir apenas um bato, redução para 0,20 % à produção de vinho.
    Neste código de conduta moral e ética estabelecido por Deus "equidade social e econômica", vimos a capacidade que aquele povo tinha de desordenar o que de forma tão bem organizada havia sido estabelecido por Deus. Os versículos iniciais deste capítulo declaram que Deus, cercou "demarcou" a terra, tirou as pedras e de forma ordenada plantou a vinha. A ambição que é um mal que perdura até nossos dias, foi e é capaz de promover a desigualdade social, promover o sofrimento e a escravidão, tudo em nome do poder e da riqueza, em detrimento aos menos favorecidos.
    Se Deus não suportou isso no passado e deu a punição que covinha aos homens maus daquela época, chegará o dia em que esta lei será aplicada novamente na terra.

2 – O Declínio Moral: (Is 5: 11 – 17).

      O versículo décimo primeiro inicia-se com mais uma declaração da quebra do código de conduta moral e ética, quando diz que o homem se embriaga desde a manhã até a madrugada, e até que o vinho os esquenta. Esse termo "esquenta", significa até que percam todo o controle sob si. Esse é o passo inicial para uma soma de atitudes improprias e desprovidas de qualquer pudor, e de respeito a qualquer conduta moral. É, portanto, a razão de os versículos seguintes dizerem, que os que procedem assim, perecem por falta de entendimento, pelo fato de não conhecerem os feitos do Senhor.
    Na sequência o profeta relaciona uma série de mazelas provenientes de tais atitudes, como: a escravidão física e a dependência química do álcool; a fome e a sede provenientes do cativeiro; e o pior, a perda da glória "proteção" de Deus, que faz que a cova aumente o seu apetite e abra a sua boca desmesuradamente, como diz o versículo 14.
    O declínio moral, em escala cada vez mais crescente tem levado a sociedade ao caos total, onde os indicadores sociais apontam para o elevado aumento da delinquência juvenil; do homossexualismo; da prostituição; da pendêencia química e da falta de respeito mutuo entre os cidadãos, princípio básico de convivência social.

3 – Relativismo Moral: (Is 5: 18, 19).

    O código de conduta moral e ética foi quebrado com o relativismo moral; diz-se nos versículos 18 e 19 "... que os homens puxavam para si a iniquidade com cordas de injustiça, e o pecado como com tirantes de carro". Esta expressão declara que os homens tentavam justificar suas iniquidades se apoiando nas próprias injustiças. O que significa dizer que, para eles o pecado era obra das circunstâncias em que se encontravam quando os praticavam, e não poderiam ser imputados como iniquidades, em razão das injustiças que eram acometidos. O que expressa muito bem, a ideologia sobre o relativismo moral.
    Essa ideologia cultivada pelos homens que viveram na época do profeta Isaías e que foi profetizado por ele 700 anos antes de Cristo; hoje em dia ganhou uma conotação ainda maior na dita sociedade moderna, ou pós-moderna. Em que os valores morais deram lugar ao relativismo moral, frase que traduz bem o declínio da moral na sociedade hodierna.
    Como o próprio nome sugere, relativismo está relacionado ao que é relativo; o que para completar a frase relativismo "moral", pode explicar que nesta visão, a moral é relativa e não absoluta. Isto é, o que pode ser imoral para um brasileiro pode não ser para um holandês, porque isto é relativo à cultura e crenças de cada lugar. Portanto, não pode ter conotação absoluta. Sem dúvida uma grande porta aberta para o declínio social.
    Quando a vida passa a ser regida pela relatividade moral, os conselhos de Deus possam não fazer mais sentido. Foi exatamente o que aconteceu com aqueles homens; registrado no versículo 19. Eles começaram a não acreditar mais em Deus, precisavam ver a sua obra para crer em seu poder. Esse é o fim de quem se afasta de Deus, torna-se incrédulo.

4 – A Inversão de Valores Éticos e Morais: (Is 5: 20).
    
   O versículo vigésimo deste mesmo capítulo faz uma declaração sobre a inversão de valores, em que o mal ocupa o lugar do que é o bem; o errado ocupa o lugar do que é o certo; e o ter ocupa o lugar do ser.
    Deus reprova enfaticamente este tipo de atitude. Esta inversão de valores éticos e morais; começou no coração de Lúcifer, quando intentou construir um trono que estivesse acima do trono de Deus (Is 14:12-14). A vontade de "ter" uma posição mais elevada (acima de Deus), fez com que ele não valorizasse a sua posição de "ser" um querubim ungido a serviço do Senhor. Este é um exemplo clássico da inversão de valores praticados desde lucífer e que até hoje faz parte das atitudes de milhares de seres humanos espalhados por toda a face da terra.
    Em nome da vaidade, pessoas até desistem de servir a Deus para ocupar lugares que não convém aos santos, tudo em nome de status social; poder e riquezas. São os bens terrenos de que falam a bíblia, que pode corromper o homem e torná-lo escravo do pecado.
    No regime em que o mundo vive hoje em dia, que é o capitalismo; o apelo ao ter em função do consumismo é ainda mais veemente do que quando Isaías profetizou sobre a situação de Israel, no capítulo quinto do livro que leva o seu nome. O caráter que é algo inegociável tem sido negociado hoje em dia, por um cargo político (com a corrupção), pela aquisição de um bem, como um carro, uma casa, etc. Esse é um exemplo dentre milhares que poderiam ser citados.
    Se Deus ficou tão insatisfeito com os frutos que estavam sendo produzidos por Israel naquela época, o que dizer dos frutos produzidos pelos homens hoje em dia. Em que a identidade do ser "humano" nunca foi tão incerta, e os valores morais e éticos nunca foram tão invertidos!

5 – Auto Suficiência Moral: (Is 5: 21).
    
      O texto do versículo 21, declara sobre a auto conceituação, ele fala sobre o homem que se auto intitula sábio, seguindo os seus próprios preceitos. Aqueles que adotam esta postura determinam a suas próprias regras, sendo assim, a moral torna-se aquilo que lhe convier, ou que faça parte de seu conceito sobre o assunto.
    Milhares de pessoas adotaram tal postura e atitude, principalmente quando a moral envolve assuntos de cunho religioso. Muitos são os que têm sua opinião formada sobre diversos assuntos baseados em suas próprias ideias e conceitos. É comum vermos nos noticiários de TV, as pessoas serem entrevistadas pra comentarem sobre algo que diz respeito a moral, e elas iniciarem suas falas, dizendo: - "eu penso que tal coisa deve ser assim". Por que falam desta forma? - Porque seguem suas próprias ideias, não falam baseado num código de ética pré-estabelecido por Deus, ou até os que foram criados pelos homens, falam o que pensam e isso para elas são regras, são leis estabelecidas por elas próprias, e que, portanto, são irrefutáveis.
    Daí, temos um cenário montado do desequilíbrio social, simplesmente porque, se não há regras, não há diretriz, sem diretriz, cada um segue seu próprio caminho. E os caminhos sem direção, não tem garantia de assertividade. Por isso, muita maldade, criminalidade e desalentos.
    Deus sabia que os que praticam a auto suficiência, trilha o caminho das derrotas. Por isso repreendeu essa atitude de muitos israelitas naquela época. Talvez seja essa a razão de tanto sofrimento humano nestes últimos dias.

6 – A Injustiça Social: (Is 5: 22 - 24).
    
     Todos os desvios de conduta ética e social do indivíduo, somados, resultam na injustiça social. O versículo 22 retrata bem a figura dos que usam a sua força e o poder que lhes foi confiado, para o mal. Exemplo típico de quem recebe o poder para governar e promover a justiça social, e que ao contrário, as utiliza para seu próprio bem; para satisfazer seus intentos, sem se importar com os outros. No versículo 23 a figura da injustiça fica mais patente, quando o escrito diz que: "... por suborno justificam o perverso, e ao justo negam justiça!". Esta expressão relata a condição do caráter do homem, que para se valer de suborno, torna-se injusto com os justos, e justo com os perversos. Inversão total de valores.
    A contrapartida de Deus diante de tantos desvios de conduta foi ascender a sua ira contra a casa de Israel. Nos versículos seguintes, isso fica bem claro.
    Deus instituiu as regras de conduta ética e moral, para manter o equilíbrio e a justiça social, pois somos cidadão de dupla cidadania, somos cidadão da terra e também do céu. E como cidadão da terra, precisamos nos relacionar bem com nossos semelhantes. O que se faz necessário haver regras que estabeleçam nossas relações.
    Deus não nos fez e nos deixou a mercê dos acontecimentos da vida, ele deixou as regras pré-estabelecidas para bem nos relacionarmos, o homem é quem tem feito tudo para desordenar aquilo que Deus deixou bem organizado.
    A misericórdia de Deus é tão grande que nos versículos 25 a 30, a bíblia relata que Deus não recolheu a sua mão de sobre Israel. Ele permitiu que a assíria castigasse os judeus, mas com o único objetivo, que se arrependessem e mudassem as suas atitudes, que tivessem mudança de comportamento, voltando a cumprir o código de conduta moral e ética determinada por Ele.
    Um dia isso será real em todo o mundo, quando Deus instituir o governo milenial, haverá equidade, justiça e felicidade plena. Enquanto isto não acontece, façamos a nossa parte, vamos mudar o mundo com nossas atitudes, sejamos éticos e morais.


Conclusão
   
    A ética e a moral são valores que devem fazer parte de nossas vidas, nunca devemos abandonar estes valores porque são eles que norteiam a reta direção que temos para nos orientar no nosso dia-a-dia; Deus não deixou estes valores inegociáveis, simplesmente por deixar, são de suma importância para o nosso progresso como seres humanos, para evoluirmos como pessoa, que tem a sua própria identidade e precisa preservá-la.
    Que Deus nos dê a graça e a sabedoria para guardarmos a sua palavra, e nunca perdermos a direção, o alvo: Jesus Cristo.

Deus os abençoe em Cristo Jesus!


Pb. Marlon S. Sousa

sábado, 15 de setembro de 2012

Carta do Missionário Brasileiro em África

"O Senhor é o meu pastor e nada mim faltará"

Salmos 23.1

A paz do Senhor, amados em Cristo,

 
Os dias estão apressadamente correndo para mais um fim de ano, chegamos ao mês de setembro, temos pela frente o ultimo trimestre deste ano e muito trabalho para serem realizados, somente a bondade de Deus e sua graça imensurável para cooperar conosco em tudo.

Estou de regresso à África do sul, das visitas as nossas igrejas em Namíbia e  Moçambique; estivemos com nossos amados irmãos dias maravilhosos e, compartilhamos momentos inesquecíveis.

No fim de agosto fui juntamente com o irmão Carlos Ferrão a Namíbia, passamos por Windhoek visitando e orando pelos nossos irmãos que lá vivem e, pessoas que sempre evangelizamos e discipulamos; estivemos com a nossa irmã Celeste e sua família, ajudem-nos em orações pela irmã Celeste, esta irmã angolana carinhosamente chamada de vovó celeste esta com câncer, toda família esta aflita e rogando as orações dos santos por ela, também já tivemos com o pastor Fellipe e sua esposa e conhecemos o projeto dele no bairro do Katatura, com crianças órfãs. Depois, no dia seguinte, seguimos viajem para Walvis Bay, já passavam dois anos que lá não visitávamos os irmãos Marinheiros Navais brasileiros que ali trabalham, foi muito recompensador rever o sargento Alex e família, e conhecer novos irmãos e pessoas vindas do Brasil para aquela missão naval; tivemos a grande surpresa de encontrarmos uma congregação ali estabelecida com o nome Betel, com algumas famílias brasileiras; um bonito grupo de jovens e muitos novos convertidos; só em pensar que três anos atrás fizemos a primeira visita a duas famílias e hoje existe uma igreja ali estabelecida, ficamos agradecidos a Deus pela sua fidelidade. Participamos de culto de oração e estudo bíblico, visitamos algumas pessoas não crentes e, e no dia seguinte: fomos ao Rundu, maravilhoso visitar o irmão Edgar e família, na cidade de Tsumeb, em Grootfontein visitar a irmã Beatriz e família, ficamos dois dias na cidade do Rundu. Fizemos um culto especial de gratidão pela saúde do irmão Antônio Leitão e a tarde um estudo bíblico muito ungido sobre vitorias em tempos de crise, no dia 02 de setembro regressamos a África do Sul.

Já no dia 04 de setembro partimos eu e minha esposa a irmã Ednar, para Moçambique, mais uma longa jornada de duas semanas de intenso trabalho evangelístico e missionário. Passamos por Maputo visitando os irmãos Virgílio e Lena Guimaraes, seguimos viajem para o norte de Moçambique, no meio do caminho pernoitamos em Maphiane com uns amigos católicos aos quais estamos evangelizando, dirigimos a cidade da Beira para visitar a construção da sede da nossa missão em Moçambique, compramos materiais de construção e realizamos cultos e seminários com líderes da província de Sofala, foram 03 dias muito abençoados; tivemos alguns contratempos como: hospedagem, problemas com câmbio para trocar dinheiro e um feriado político que atrapalhou alguns planos, mas a receptividade e amor dos irmãos foram maravilhosos. Juntamente conosco, seguiu viajem o pastor Goncalves, nosso pastor nacional em Moçambique; fomos à congregação da Amathongas a nossa maior congregação em Moçambique com mais de 250 membros, reunimos a igreja em um fervoroso culto e tivemos uma reunião com os obreiros e as esposas, estudo bíblico com a diretoria nacional e reunião administrativa. Fomos visitar a província da Zambezia mais ao norte de Moçambique onde temos congregações na cidade de Gorogosa, na cidade de Caia e no distrito de Marombala, e no distrito da pedreira, congregações que estão cheias de almas e vidas que servem e amam a Jesus, mas temos muitos desafios nesta província, à influência dos mulçumanos é muito grande e muitas vezes roubam nossos crentes para as mesquitas, doando roupas e comida, é uma área com muito potencial, mas pobre de tudo.

Depois de mais de 12 dias de visitas e enfrentando alguns problemas, continuamos estimulados a prosseguirmos viagem, tivemos problemas com cartão do banco que não tirava dinheiro, problemas com eletricidade nos distritos, com muitos mosquitos, esta zona é altamente infectada com malária, e também falta de combustível para o carro; passamos pelo susto de quererem roubar nosso carro e ainda partiu um parafuso da barra da direção, mais em tudo Deus providenciou ajuda e milagres, ao ponto de irmãos venderem milho e algumas coisas que tinham, para comprarmos combustível para seguirmos viagem; estamos fazendo missões no mundo sobrenatural e sentimos uma opressão maligna muito grande, o diabo não quer ver estas almas libertas e salvas por Jesus.

De regresso para a África do Sul, passamos muito mal, alguma comida nos deu uma disenteria e tivemos que viajar mais 1.300 km com muitas dores e muitas vezes parando o carro e fugindo para o mato, não foi nada fácil, Deus abençoe a irmã Ednar que perseverou e resistiu tudo isto nestes últimos dias e também a todos os irmãos que oraram e oram por nós. Já estivemos ontem na congregação do M C C distribuindo verduras e sopas as nossas crianças, está aumentando muito, ontem chegamos ao número de quase 150 pessoas presentes, não podemos parar esta obra.

Temos agora pela frente, uma caravana com os jovens da nossa igreja sede em África do Sul, que iremos para a Namíbia em um trabalho evangelístico especial para jovens, nos dias 28, 29 e 30/09 e 01 de outubro ajude-nos em orações e se poderem contribuir ajudem também, teremos muitos gastos e despesas, serão 12 jovens em uma viagem de 2.300 km só de ida.

Nossa gratidão aos nossos amados pastores no Brasil e todos os contribuintes da obra missionaria.

   

Também estamos orando para o Senhor enviar pessoas que queiram dar suas vidas, seu futuro e saúde por missões em África, temos muito trabalho e desafios e precisamos de mais colaboradores, pessoas para estar conosco que queiram dar seu tempo, pode ser temporário ou integral, ou por um curto período de meses.

Finalizo agradecido por vossas intercessões, colaborações e podemos dizer que sentimos os irmãos muito perto de nós, nos momentos de apertos e aflições.

Continuem orando por nossa saúde emocional, física e espiritual, para o dono da Obra enviar recursos para continuarmos com os projetos de Moçambique; queremos inaugurar a sede da missão em beira do próximo ano. Também para conseguirmos adquirir o terreno no Rundu na Namíbia, não queremos perder esta grande oportunidade.

E pelo MCC nova vida e o MCC Kids, alimentamos e cuidamos de pessoas doentes e famintas sem trabalho e nenhuma perspectiva de vida, é muito desafiador para nós.

E por fim pela Assembly of God Nova Vida em África, Igreja Assembleia de Deus em Eunápolis (Brasil), Assembleia de Deus em Caldas do Jorro (Brasil), Assembleia de Deus em Euclides Da Cunha e Assembleia de Deus em Arraial d' Jesus (arraial d'ajuda) Brasil, e todos os pastores parceiros em missões e os colaboradores anônimos e os que contribuem esporadicamente, precisamos de todos vocês, oreis por estes motivos são muito importante para que a nossa caminhada seja de vitórias e conquistas.

Abraços e muitas saudades em Cristo, da vossa família missionária em África,

Marilton, Ednar, Josué e Dinamary Ramos.

Enviada em 15/09/12 pelo Missionário Marilton Santos Ramos – África do Sul.

 

Colabore com esta Obra Missionária na África.

 

Banco Bradesco

Conta Corrente - 0613121-2

Agência - 3183-6

E-mail: mariltonsantosramos@hotmail.com

 

 

 

 

"The Lord is my shepherd, I lack nothing"

Psalms 23.1

The peace of the Lord, beloved in Christ,

   

The days are quickly running for another season, we got to September, ahead the last quarter of this year and a lot of work to be performed, only the goodness of God and His immeasurable grace to cooperate with us at all.

I'm back to South Africa, visits our churches in Namibia and Mozambique; were with our beloved and wonderful days we shared unforgettable moments.

In late August I went along with his brother Carlos Ferrao Namibia, Windhoek went through visiting and praying for our brothers who live there and people who always evangelize and disciple; been with our sister Celeste and her family, help us in prayers by Sister Celeste, this Angolan sister affectionately called Grandma heavenly with this cancer, this whole family grieving and praying the prayers of the saints for her, also have had with the pastor and his wife and Fellipe know his bill in the neighborhood of Katatura with orphaned children. Then the next day we travel to Walvis Bay, has spent two years there we visited the Brazilian Naval Sailors brothers working there, it was very rewarding to revise Sergeant Alex and family, and meet new people and brothers from Brazil for that naval mission, we had the surprise of finding a congregation established there with the name Bethel, with some Brazilian families, a beautiful youth group and many new converts, only to think that three years ago we made our first visit to two families and today there a church established there, we are grateful to God for his faithfulness. We attended prayer meeting and Bible study, visit some people and non-believers, and the next day we went to Rundu, wonderful visit his brother Edgar and family in the town of Tsumeb, Grootfontein visiting her sister Beatrice and family, we were two days in the town of Rundu. We made a special service of thanksgiving for the health of his brother Antonio Leitao and later a Bible study on very anointed victories in times of crisis, on September 2 we return to South Africa

Already on September 4th we left I and my wife's sister Ednar to Mozambique, another long journey of two weeks of intense missionary and evangelistic work. We went through Maputo visiting the brothers Virgil and Lena Guimaraes, we journey to the north of Mozambique, on the way we passed the night in Maphiane with some friends to whom we are evangelizing Catholics, drove the city of Beira to visit the headquarters building of our mission in Mozambique, buy building materials and services and conduct seminars with leaders of Sofala province, 03 days have been very blessed, we had some setbacks as: accommodation, problems with currency exchange counter and a politician who fumbled some holiday plans, but the responsiveness and love of the brethren were wonderful. Along with us, the journey continued pastor Goncalves, our national pastor in Mozambique; went to the congregation Amathongas our largest congregation in Mozambique with more than 250 members, the church met in a fervent cult and had a meeting with the workers and their wives, Bible study with the national board and business meeting. We visit the Zambezia province of Mozambique to the north where we have congregations in the city of Gorogosa in the town of Caia and Marombala district, and the district quarry, congregations that are full of souls and lives to serve and love Jesus, but we have many challenges in this province, the influence of Muslims is very large and often steal our believers to the mosques, donating clothes and food, is an area with much potential, but poor in everything.

After more than 12 days of visits and facing some problems, still encouraged to go on trip, we had problems with bank card that did not take money, problems with electricity in the districts, with mosquitoes, this zone is highly infected with malaria, and also lack of fuel for the car, we passed the fright of wanting to steal our car and also broke a bolt on the direction of the bar, more of everything God has provided help and miracles, to the point of brothers selling corn and some things had to buy fuel follow voyage;'re doing missions in the supernatural world and feel a very great evil oppression, the devil does not want to see these souls saved and liberated by Jesus.

Returning to South Africa, we very badly, gave us some food dysentery and had to travel more than 1,300 km with a lot of pain and often stopping the car and fleeing into the bush, it was not easy, God bless sister Ednar they persevered and withstood it all these days and also all the brethren who prayed and prayed for us. We've been yesterday the congregation of MCC distributing vegetables and soups our children, is increasing too, yesterday we got to number about 150 people present, we can not stop this work.

We now face a caravan with the youth of our church headquarters in South Africa, which will go to Namibia in a special evangelistic work for young people, on days 28, 29 and 30/09 and 01 October help us in prayers and can also help contribute, we will have many expenses and expenses will be 12 young people on a journey of 2300 km one way.

Our gratitude to our beloved pastors in Brazil and all taxpayers of missionary work.

   

We are also praying for the Lord to send people who want to give their lives, and their future health by missions in Africa, we have a lot of work and challenges and we need more employees, people who want to be with us to give their time, can be temporary or full or for a short period of months.

I conclude grateful for your intercessions, collaborations and we can say that the brothers feel very close to us, in times of distress and grips.

Keep praying for our emotional health, physical and spiritual, to the owner of the Work send resources to continue with projects in Mozambique, we inaugurate the mission headquarters in the border next year. Also we manage to acquire the land in Rundu in Namibia, we do not want to miss this great opportunity.

And by the MCC and the MCC Kids new life, feed and take care of sick and starving with no job and no prospect of life is very challenging for us.

And finally by New Life Assembly of God in Africa, Assembly of God Church in Eunápolis (Brazil), Assembly of God in Caldas's Jet (Brazil), Assembly of God in Euclides Da Cunha and Assembly of God in Arraial d 'Jesus ( camp d'help) Brazil, and all pastors partners in missions and anonymous contributors and those who contribute sporadically, we need all of you, oreis for these reasons are very important for our walk is of victories and conquests.

Hugs and miss in Christ, of your missionary family in Africa

Marilton, Ednar, and Dinamary Joshua Ramos.

Posted on 15/09/12 at Missionary Marilton Santos Ramos - South Africa

 

Collaborate with this missionary work in Africa.

 

Banco Bradesco

Current Account - 0613121-2

Agency - 3183-6

E-mail: mariltonsantosramos@hotmail.com