domingo, 24 de julho de 2011

Estudo sobre A Dracma Perdida

Estudo Bíblico

A Dracma Perdida

"Lucas 15:8,9"

 

Introdução

    Uma dracma equivale a um Denário Romano, que é o pagamento por um dia de trabalho. Jesus direcionou esta parábola a mulher, pois muitas mulheres o seguiam e recebiam os seus ensinamentos. Ele fez esta comparação, usado a figurada da dracma, por se tratar de um objeto de valor e que a mulher havia perdido, e dentro da sua própria casa.

Não era comum ás mulheres trabalharem naquela época em serviços que era realizado por homem. Portanto, para ganhar aquelas dez dracmas, custou sacrifício dela mesma, ou de alguém que lhe ofereceu aquela importância em dinheiro. E ela soube reconhecer o valor que tinha aquelas dracmas, quando perdeu uma delas. Por isso que, diligentemente a foi procurar.

Vejamos algumas lições que aprendemos com esta parábola de Jesus.

 

Lição (1)

    Ganhar uma dracma custava um dia inteiro de trabalho pesado. Portanto, a dracma tinha muito valor, e este valor foi reconhecido pela mulher.

 

O Significado da Dracma:

 

  1. O valor de um talento perdido

 

Na primeira carta de Paulo aos Coríntios cap. 12 e vers. 28 está escrito que o Senhor deu diferentes dons para a igreja. Estes dons devem ser usados para a edificação da igreja e para salvação das almas. Quem os recebe deve cuidar bem, e mantê-lo sempre em uso. Porque um dia o Senhor irá requerer de cada um, o que fez do dom recebido. Portanto, quem o perdeu, ou o enterrou, deve correr atrás para resgatá-lo e colocá-lo em uso.

 

  1. O valor de uma alma perdida

 

Jesus usou a figura do dinheiro (dracma) para referir-se ao valor que tem uma alma, que vale muito mais que dinheiro. Trazendo a lição de que assim como alguém vai à busca do dinheiro perdido. Com o mesmo empenho corra atrás, em busca das almas perdidas.

 

  1. O valor da recompensa pelo trabalho executado

 

A dracma (denário) era a moeda que circulava naquela época, e era a recompensa dada ao trabalhador por um dia de trabalho. Esta parábola revela que se o homem reconhece e recompensa o trabalhador pelo serviço prestado, quanto mais o Senhor que prometeu recompensar a cada um segundo as suas obras (Rm 2:6; Cl 3:24; Ap 22:12).

 

Lição (2)

    A dracma havia perdido dentro da própria casa da mulher, e ninguém melhor que ela, para saber o que fazer para encontrá-la.

 

O Significado da Casa:

 

  1. O Lar

 

É o lugar onde revelamos mais os nossos defeitos, aposentamos as nossas ferramentas, e danos conforto: ao comodismo, a preguiça e o desânimo. Aquela mulher por algum descuido perdeu a dracma dentro de sua própria casa. O que significa: que podemos perder o que temos de mais valor dentro de nosso lar. Como: Um filho para as drogas, uma filha para a prostituição, o esposo ou esposa que está se envolvendo com outra pessoa. E ainda, perder a direção do alvo que é Jesus. Não podemos nos descuidar e se deixar atrair, por coisas banais, e perder o que temos de mais valor em nova vida, Jesus e a nossa família.

 

  1. O Interior do homem

 

A parábola quando fala da casa, pode referir-se também, ao interior do homem, ao coração. Lá, é, onde depositamos os nossos sentimentos. Talvez por alguma razão forte, como uma provação, perseguição, ou até mesmo decepção. Tenhamos enterrado o nosso talento dentro de nós mesmos; deixando de usar o dom de Deus para o bem de Sua obra. É preciso desenterrá-lo, urgentemente e pôr em uso novamente.

 

  1. O Mundo perdido

 

A casa também pode referir-se ao mundo perdido. A dracma representava bem a figura das almas perdidas deste mundo. E Deus conta conosco, em buscar as almas que se encontram perdidas no mundo mal, com o mesmo afinco que aquela mulher buscou a sua dracma.

 

Lição (3)

    A dracma foi perdida à noite. E para encontrá-la, se fez necessário o uso da candeia.

 

 

O Significado da Candeia:

 

  1. Visão espiritual

 

À noite significa: trevas, dificuldades, tribulações e problemas. Nestas fases difíceis que passamos em nossas vidas; precisamos de visão espiritual, para encontrarmos à saída para os mais diversos problemas; sem nos desviarmos dos caminhos do Senhor. Temos esta visão quando estamos em comunhão com Deus, tendo uma vida de oração e em constante meditação em sua palavra (a candeia).

 

  1. A Palavra de Deus

 

A palavra de Deus é a luz que desfaz as trevas (Sl 119:105). No momento de escuridão espiritual devemos recorrer à palavra de Deus para nos orientarmos que decisão tomar, para sairmos desta fase, firmes no Senhor. Considerando, é claro, que a palavra de Deus deve ser o guia prático de nossas vidas diárias, e não somente usada nas tribulações. Esta mesma candeia (a palavra) deve ser usada para encontrar a dracma (alma) perdida na grande casa que habita os seres humanos que é o mundo.

 

  1. O Testemunho

 

O nosso corpo é casa do Espirito Santo, e nós somos o testemunho vivo. Por isso, deve o crente ser luz aonde chegar. Os seus atos e comportamentos devem servir de exemplo para o mundo, a fim de que, por seu bom testemunho as almas sejam salvas (Mt 5:14; I Tm 3:7).

 

Lição (4)

    Além de escura, a casa estava muito suja, dificultando encontrar a dracma perdida. A mulher teve que varrer a sujeira da casa para facilitar a identificação da moeda.

 

O Significado de Varrer:

 

  1. Limpar a casa

 

A sujeira era tamanha naquela casa, tanto que houve a necessidade de limpá-la para que fosse possível encontrar a moeda. Em nosso lar isso pode significar o pecado. Se não impusermos limites em nosso lar: com os filhos e as praticas e valores que são vividas pelo mundo, para não entrar em nossa casa. Estaremos trazendo sujeira espiritual para seu interior. Daí, os valores mais importantes são perdidos, esquecidos, por causa da sujeira (pecado) que os encobrem e tomam o seu lugar. Portanto, é preciso que a palavra de Deus tenha primazia em nossa família e Jesus não só seja um convidado para dirigir a nossa família, mas, muito mais que isso, um hóspede perpetuo do lar.

 

  1. Limpar o seu interior

 

Limpar de nosso interior: toda a mágoa, ressentimento, amargura, ódio e tantos outros sentimentos ruins, que podem estar residindo em nosso coração. Davi pediu a Deus um coração puro e limpo (Sl 51:10). Devemos ter esta mesma atitude, porque dificilmente se conseguirá resgatar algum valor dentro de nós, se estivermos com o nosso interior ocupado com coisas impuras. É preciso varrer o coração e tirar toda a sujeira de dentro dele.

 

  1. Varrer o pecado

 

O mundo está perdido por causa de seus pecados. A palavra de Deus é a única arma poderosa para varrer o pecado do mundo. E isso só será possível se nós cristãos, sairmos pregando a palavra aos cativos, para limpar toda a sujeira que o pecado os trás. E eles, sendo, perdoados por Cristo e limpos (lavados) pela palavra, possam louvar a Deus e servi-lo. O Senhor conta conosco para executar esta missão (Mc 16:15).

 

Lição (5)

    Devemos buscar diligentemente pela dracma perdida, em nossa casa, em nosso interior, e no mundo. As almas perdidas clamam por socorro, e somos nós que temos o talento do Senhor para trazê-las para Deus. Muitas destas almas encontram-se perdidas dentro de nosso próprio lar, e outras fora da família. Em ambos os casos, precisamos tomar a decisão de enfrentar os obstáculos, como a mulher enfrentou a escuridão, a sujeira; e partirmos ao encontro delas. Com todo empenho e dedicação, assim como teve aquela mulher para encontrar a sua dracma.

 

 

Conclusão

    A Alegria daquela mulher ao encontrar a sua dracma perdida, ultrapassou os limites de sua casa, ela convidou os seus vizinhos para alegrarem-se com ela. Assim acontece quando uma alma é encontrada (salva), a alegria ultrapassa os limites físicos e chega ao céu. A bíblia nos diz que há alegria no céu por um pecador que se arrepende. (Lc 15:7).

 

 

 

Pb Marlon S. Sousa

16 comentários:

Marcelo,Camila e Isac disse...

A Paz do Senhor,Pastor! Sou pregador da Igreja do Nazareno de Matinhos/Pr.
Entrei em seu site e me identifiquei com seu ministério, estou orando para que Deus abençõe o seu ministério. Fique com Deus. Maiores informações, visite meu blog: http://marceloicamila.blogs

milthon ludovico disse...

olá querido irmão Deus lhe abençoe,gostei muito do seu comentário sobre a dracma+sinto muito em lhe dizer q ñ têm nada a ver dracma com dia de trabalho...vc interpletou erado.abraços

Anônimo disse...

Segundo Osvaldo Boyer no seu Livro Pequena Enciclopédia Bíblica,Dracma era uma moeda Grega e tinha o mesmo valor de um Denário Romano. E um Denário Romano era o valor de um dia de trabalho

Referência:
Boyer, O. S. Pequena Enciclopédia Bíblica, 20ª Ed. – São Paulo: Editora Vida, 1993.

Unknown disse...

UMA MOEDA DE DRACMA ERA CONQUISTA COM MUITA LUTA E SUOR A CADA 12 MESES.
OU SEJA OS COMENTARIOS ACIMA É UMA BENÇAO, POREM O LIVRO CITADO PELO IRMAO NAO ESTA FUNDAMENTADO LEGALMENTE NA HISTORIA.
VEJAMOS PELA LOGICA , SE EU PERCO UMA DRACMA QUE HAVIA CONQUISTADO EM APENAS UM DIA, EU NAO PRESCISARIA PROUCURAR, SERIA MAIS FACIL TRABALHAR POR MAIS UM DIA E GANHAR A DRACMA.

MAIORES INFORMAÇOES, MANDE UM EMAIL.

samuelll.gomes@yahoo.com.br

Anônimo disse...

pastor,seu estudo me ajudou muito pois hj vou ministrar sobre a dracma perdida,e estava um pouco convusa sobre o varrer e o horario do acontecimento,que o senhor te abençoe muito...
e lembre-se. o senhor nós prova, pra depois nós aprovar.
fica na paz do senhor

Anônimo disse...

ele esta explicando que valia um dia de trabalhoo Mas a mulher nao podia trabalhar era como uma crianca que ganha 35 us dollar hoje se ela perder ficara triste pois nao podera trabalhar. Assim era a mulher esta certo o pastor. e jesus estava usando tres valores diferentes ovelha,dracma e filho

Anônimo disse...

Então posso concluir que para o Samuel, está sobrando, está na fartura, para não precisar correr atrás da dracma perdida!

Unknown disse...

obrigado pastor por fazer atraves da palavra de Deus , fazer eu encontrar a dracma eu estava perdida e atraves da palavra tenho visão.estava ferida com decpisao traisao hoje abrio o céu obrigado!
Ass
nelcinéia cáceres mt

Unknown disse...

PARABÉNS PASTOR QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO A CADA DIA SEU MINISTÉRIO. GOSTEI D+ DA PARÁBOLA.

Unknown disse...

Herinaldo dissi paz do senhor pastor o senhor está certo o que os cristãos tem que entender é que a biblia tem somente uma interpretação mais aplicação tem varias,cada um de nós temos as nossas aplicações,desde que não cometemos heresia então não temos nada aver com aplicação do pastor.

Anônimo disse...

Precisamos entender o seguinte:

denário era uma moeda romana que representava 01 dia de trabalho, a dracma era uma moeda grega que representava 01 dia de trabalho, na cultura antiga, a mulher casada usava um adorno composto por dez dracmas ( por isso a parabola ) e este adorno tinha um valor e uma representação muito grande, por isso o empenho da mulher em procurar a dracma, para compor novamente o adorno!
Espero que tenha ajudado,

A Paz do Senhor!

Pr. Lima disse...

um irmão comentou a respeito da dracma perdida como valor material dizendo que :seria mais facil trabalhar no dia seguinte e adquirir outra moeda. não vejo por este lado material, mais sim pelo espiritual uma dracma perdida perde seu brilho ao longo do tempo,e precisa ser polida para tornar a brilhar,por que sem o brilho fica dificil de ser encontrado ela simboliza alma perdida e não valores materiais,sendo assim o verdadeiro caçador de dracmas perdidas Cristo possa encontrar com facilidade.
uma vez perdido sempre perdido. dracma perdida significa morto,sem valor, esquecido deixado para traz e isso não foi o objetivo de Cristo ao citar a parabola da dracma perdida.

Unknown disse...

A paz irmãos,que Deus abençoe o comentarista.as coisas de Deus se discerne espiritualmente.se você olhar com olhos carnais nunca entenderá.não importa o valor real da dracma e sim,o valor espiritual.e o valor de um dia de trabalho está correto.mas o que jesus quis dizer,é que por descuido perdemos os valores que aprendemos,e muitas das vezes dentro da nossa própria casa,igreja ,família e etc...paz seja convosco.

Unknown disse...

Me acrescentou muito irmão oque vc falou sobre a dracma polida ou seja aquela dracma nao era qualquer uma era uma moeda com um valor estimado ou seja especial para aquela mulher a moeda valia muito mais que um dia de trabalho

oncinha disse...

AS coisas espirituais pertencem a pessoas espirituais.
Eu creio na total interpretação do pastor que a escreveu.
A dracma em questão se refere sim a valores espirituais e
não materiais.
Muito bom estudo. Que Deus continue abençoando seu ministério.

Hellen Lima disse...

Muito bom gostei muito desse estudo pastor a paz do senhor Jesus Cristo