quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Temor a Deus

Estudo sobre o Temor a Deus

 

    A Palavra TEMOR é definida pelo dicionário Aurélio, como: 1 – Ato ou efeito de temer. 2 – Sentimento de reverência.

    E REVERÊNCIA: 1 – Respeito às coisas sagradas. 2 – Consideração. 3 – Tratamento dado aos eclesiásticos. 4 – Saudação em que se inclina o busto e/ ou dobram os joelhos; mesura.

 

Introdução:

 

    O temor a Deus é muito mais que acreditar em Sua existência, soberania e poder, é viver em submissão ao Seu Senhorio, porque a bíblia diz que até o Diabo crer, mais não lhe obedece (Tg 2:19).

     Tememos de fato a Deus quando o reverenciamos, e o reconhecemos como Soberano em nossas vidas, confiando que são eficazes todos os conselhos contidos em Sua palavra, a Bíblia Sagrada. E adotamos estes conselhos (diretrizes) como guia prático da nossa vida diária.

    É comum ao homem, querer viver as suas próprias experiências. Os que assim pensam e agem, anulam os conselhos de experiências vividas por outras pessoas. Quem usa drogas hoje, por exemplo, por certo ouviu falar que era um mal e que lhe traria trágicas consequências; porém, para pessoas que não gostam de conselhos preferindo ter as próprias experiências, seria mais interessante provar para ter a certeza se realmente é ruim, do que agir baseado em experiências vividas por outras pessoas.

    Quando tememos a Deus de fato, agimos ao contrário, confiamos em Sua palavra e vivemos segundo o que nela está escrito. Assim, não recorremos à própria experiência de querer provar as coisas que à Sua palavra diz ser ruim e mal para a vida humana. Isso é possível através da fé, que valida em nós, os conselhos bíblicos, e estes passam a ter importância na nossa vida.

O temor a Deus no leva a destruir o mal que há em nós, que nos impulsiona ao erro e nos faz ter desejos de querer provar do pecado para ter a sua própria experiência. Fomos libertos da escravidão do erro, através do sacrifício de Jesus Cristo, para sermos diferentes, para sermos livres, com a liberdade de poder dizer não as práticas pecaminosas (Jo 8:36).

 

    Imaginemos o seguinte: se o médico tivesse que provar da doença para crer no poder de cura dos medicamentos que receita a seus pacientes, como seria a medicina? Sabemos que mesmo os médicos não tendo a doença, ele sabe qual o remédio servirá para eliminá-la do corpo daquele ou daquela paciente. Este conhecimento é adquirido através do estudo sobre a causa das doenças, e o efeito que elas geram em quem às adquire (o chamado diagnóstico).

    Assim acontece com os que temem a Deus, não necessitam provar o mal para crer em sua existência, e na eficácia do remédio receitado por Deus em Sua palavra, para combatê-lo. Ele sabe que examinando a palavra de Deus terá conhecimento do que é mal. Porque quem o disse, conhece e sabe o efeito que o mal causa na vida das pessoas. Por ser Ele o autor da vida humana.

 

    A falta de temor a Deus tem levado a ruína, muitas famílias, empresas, governos, e, a sociedade conturbada de hoje tem sido o reflexo disso. Porque as pessoas querem criar o seu próprio universo independente. Não ouvem conselhos, para não estarem restritas as orientações e determinações que o conselho requer. Esta limitação de ações e atitudes das pessoas que optam viver segundo a palavra de Deus, faz que, muitos prefiram viver "livres" baseados em experiências próprias custe o que custar, querem saber se o mal é mal de fato, provando-o, não de ouvir falar. Isto ocorre por causa do egoísmo. Não se doam a Deus.

    Este mal tem sido tão devastador, que tem infiltrado infelizmente no seio da Igreja. O reflexo disso tem sido: a prática de adultério, pornografia, fornicação e tantos escândalos causados por estas pessoas que não temem a Deus, apenas creem na sua existência.

 

 

 

 

O que pode gerar a falta de temor a Deus?

 

 

O Egocentrismo

 

    Este mal tem sua origem antes da criação do homem, nasceu no coração de Lúcifer, quando desejou erguer um trono acima do de Deus. E Deus o expulsou do Céu (Ez 28:11-19).

    No princípio da criação, no jardim do éden, o homem foi atraído pela malícia da serpente (satanás) por meio do egoísmo. Ela disse para Eva, que se ela provasse do fruto proibido, passaria a conhecer o bem e o mal, seria igual a Deus (síndrome do trono). Eva pensando só em si, comeu o fruto e após ofereceu ao seu marido, que o comeu, e ambos foram expulsos do jardim (Gn Cap. 3).

    Hoje em dia o que levou o casal do éden a ruina, continua predominando no coração de muita gente, o egocentrismo. Este amor excessivo de querer somente o bem próprio leva o homem a pensar só em si.

    A autopromoção, a fama, e o poder, tem sido o caminho percorrido por egocêntricos em todo o mundo. A luta incessante destas pessoas para alcançar seus objetivos, tem gerado a corrupção, a fraude o engano em toda sua dimensão, porque sem consideração aos interesses de outrem buscam a sua própria satisfação.

A Igreja como agencia de Deus na terra, deve está distante destes males, o povo que a compõe não pode ser participante destas ações de interesse egoísta. Porque quando agimos como o próprio ego ou interesse próprio, aniquilamos o interesse de Deus para nossa vida, pois o nosso ocupa o lugar do de Deus.

    Quando Adão comeu o fruto proibido, ele teve a sensação de que estava nu. Esta descoberta lhe causou espanto, pelo simples fato de que os seus olhos contemplaram o efeito do pecado, do mal, por deixar que o seu Ego falasse mais forte do que a vontade de Deus para sua vida. Essa inversão de valores, o afastou de Deus e lhe trouxe indignação e revolta. Sem falar da vergonha que o levou a esconder-se por trás da árvore quando Deus veio falar com ele.

Esta nova posição que se encontrara Adão, o fez perceber que temer a Deus requeria dele, muito mais que acreditar em sua magnificência e soberania, ele precisava obedecer a Deus. Considerar pecado o que Deus disse ser pecado, não provocá-lo provando-o para saber o seu sabor.

    Adão perdeu a sua posição de honra, porque primeiro buscou satisfazer o seu interesse. Trocou o paraíso pelo deserto. Esta é a sua posição? Então busque substituir o seu Ego (interesses próprios) pelo Eu (vontade) de Deus em sua vida. Busque satisfazer a vontade dEle, porque ele tem o melhor para você.

 

A Liberdade

 

    Deus deu ao homem o direito de escolher entre dois caminhos na vida, o que conduz ao bem e o que conduz ao mal, o que chamamos de livre arbítrio. Em Sua palavra Ele deixou bem claro que existem duas escolhas. O caminho espaçoso e o caminho estreito. O espaçoso conduz a perdição e o estreito a salvação (Mt 7:13). O Apóstolo Paulo, escreveu, que "Todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo nos convém" (I Co 6:12; 10:23). Isso significa que temos liberdade de escolha, só que, o que escolhermos para seguir ou fazer produzirá um efeito, que poderá ser positivo ou negativo em nossa vida, o que plantarmos, um dia colheremos. Devemos optar por escolher fazer o que convém aos santos homens de Deus.

    A liberdade dado ao homem, dar a ele a condição de pensar, agir e tomar a decisão que lhe for conveniente. Por meio desta liberdade, cada um busca servir ao seu deus. Uns servem a Buda, outros servem a Maomé, ao dinheiro. Em fim, a tantos deuses, que não são Deus.

    A falta de temor do povo Hebreu, fez com que eles não gozassem dos frutos que oferecia a terra prometida, terra que manava leite e mel. Não puderem ser participantes das bênçãos prometidas por Deus.

     Hoje o mesmo acontece com as pessoas que querem levar uma vida regalada, buscando desculpas para seus erros, fazendo o que querem da liberdade dada por Deus.

Há na bíblia a liberdade de escolha, e há também o caminho que temos que percorrer para termos uma vida abençoada. Temos o poder de escolha se queremos a benção ou a maldição. Escolher a benção é renunciar a nossa liberdade para Deus, dando a Ele o direito de dirigir a nossa vida.

É impossível ser feliz, seguindo o próprio caminho, porque não temos condição de ver o futuro, não sabemos o que poderá nos acontecer a alguns minutos, mas Deus sabe, e se Ele estiver no controle, tudo vai bem.

A bíblia diz que há caminhos que parecem ser direito, mas o fim deles é a morte (Pv 16:25). Não podemos usar da nossa liberdade para experimentar os caminhos da vida, porque só um conduz a vida eterna, a felicidade e a benção de Deus. Que é o caminho da submissão, do temor a Deus.

 

 

A Ansiedade

 

    Segundo o que diz o dicionário Aurélio, ansiedade é: Estado emocional angustiante acompanhado de alteração somática (cardíacas, respiratórias, etc.), e em que se preveem situações desagradáveis, reais ou não.

    Preocupado com este estado emocional angustiante em que a pessoa possa está vivendo, chamado de ansiedade. O apostolo Pedro disse: "Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" (I Pe 5:7).

    Esta instabilidade emocional leva a pessoa a agir fora de suas atitudes normais. É a responsável pelas decisões precipitadas, que muitas pessoas tomam quando se veem em situações de aperto, seja financeiro, familiar ou profissional. Esta situação serve de bloqueio para a ação da fé, ou da esperança em Deus. Tudo fica escuro, não se enxerga portas ou janelas abertas, só obstáculos e barreiras. Este estado pode gerar doenças como: amnesia, depressão ou outras doenças psicossomáticas.

    O desconforto emocional gerado pela ansiedade impossibilita a pessoa de saber esperar a resposta da oração, porque ela fica inquieta querendo que a resposta venha logo, não consegue esperar o tempo de Deus. Ela cava uma resposta fora de tempo, por meio da vontade permissiva de Deus. E no futuro bem próximo estará lamentando o fato de ter se precipitado em querer que Deus agisse em o tempo seu e não no tempo dEle. Pedro quando disse: "Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós", Ele quis dizer que descansássemos em Jesus, que ao seu tempo a resposta viria, uma providencia do Pai traria a solução.

    Quando nos sentirmos incomodados com alguma situação angustiante, devemos nos deleitar em Deus (Sl 37:4). O Apóstolo Paulo esteve ansioso quanto ao espinho que havia em sua carne, Deus disse para ele, que não ficasse preocupado porque a Sua graça lhe bastaria (2 Co 12:7-9). O que Ele disse foi o bastante para consolá-lo, porque Ele reafirmou para Paulo que estaria com ele todos os dias. Então porque está ansioso!

    Em nossos dias, há uma tendência muito grande para as pessoas viverem ansiosas: o desemprego, a instabilidade econômica, a instabilidade no mercado de trabalho, a criminalidade desenfreada, e o numero sempre crescente de dependentes de entorpecentes, além de outras razões que surgem no dia-a-dia. Mas, nada disso deve suplantar a nossa fé, a nossa confiança, a nossa esperança e temor a Deus, porque Ele é Soberano, e para Ele nada é impossível.

    Não devemos deixar que a ansiedade que predomina em nossos dias, característica do mundo pós-moderno, venha afetar a nossa comunhão com Deus. Não são poucos os que já não temem a Deus, por não saber esperar com paciência no Senhor a sua providência. Buscam os seus próprios recursos para resolver os seus problemas, e estão sempre caindo em ciladas do Diabo.

    Sejamos sóbrios, esperando em Deus, tudo quanto a Ele apresentarmos em oração.

 

 

Conclusão

 

    Vamos seguir o conselho do homem mais sábio de todos os tempos, o rei Salomão. Eclesiastes 12:13 "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem".

Um comentário:

Pastor José disse...

Louvando seja o senhor Deus, criador do ceu é da terra, pois a ele seja dada a honra e a gloria, por nos permitir conhece-lo, guardando e ensinado seu rebanho a aguarda seu ensinamento em temor por ele, fazendo a diferença desta nação